domingo, 25 de abril de 2010

Stephen Hawking pede: evitem contato com ETs

O renomado físico britânico acredita que civilizações extraterrestres podem roubar os recursos naturais da Terra

BBC Brasil | 25/04/2010 15:36

O renomado físico britânico Stephen Hawking sugeriu que os seres humanos devem evitar fazer contato com seres extraterrestres.

Em uma série de documentários a ser exibida em maio no Discovery Channel, Hawking diz que é "perfeitamente racional" acreditar que pode existir vida fora da Terra, mas adverte que os alienígenas podem simplesmente roubar os recursos do planeta e ir embora.

"Se os alienígenas nos visitassem, as consequências seriam semelhantes às (que aconteceram) quando (Cristóvão) Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos", afirma.

Foto: © AP Ampliar

Hawking durante uma palestra no Texas, no começo de abril: especulação sobre como seriam formas de vida alienígenas

"Nós só temos que olhar para nós mesmos para ver como vida inteligente pode evoluir para alguma coisa que não gostaríamos de encontrar."

No passado, foram enviadas sondas para o espaço levando artefatos com diagramas e desenhos mostrando a localização da Terra.

Hawking diz que a probabilidade matemática é de que existam seres vivos em outros lugares do universo mas "o verdadeiro desafio é imaginar como poderia ser a aparência dos alienígenas".

O programa especula sobre várias espécies de extraterrestres, inclusive herbívoros de duas patas e predadores semelhantes a lagartos, estes quem sabe de Órion

Hawking admite, contudo, que a maior parte dos seres em outras partes do universo provavelmente não passará de micróbios.

Em uma série exibida recentemente na TV da BBC - Wonders of the Solar System (Maravilhas do Sistema Solar) - o físico britânico da Universidade de Manchester, Brian Cox, também sugeriu que pode haver vida em outra parte do nosso sistema solar.

Segundo Cox, pode haver organismos sob a camada de gelo que envolve Europa, uma das luas de Júpiter.

Ele afirmou que aumentam os indícios de que pode haver vida em Marte. "Nós só saberemos com certeza quando a próxima geração de naves espaciais, adaptadas para procurar vida, for lançada para as luas de Júpiter e as planícies áridas de Marte nas próximas décadas."

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vídeo flagra aeronaves militares seguindo suposto disco voador

Um vídeo misterioso anda chamando a atenção na internet. No material, com cerca de 30 segundos de duração, duas aeronaves militares aparecem seguindo um suposto disco voador. O registro foi feito em um estacionamento em West Midlands, na Inglaterra. Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o especialista em ovnis Nick Pope diz não ter dúvidas de que se trata mesmo de uma "visita" extraterrestre.

- Este é um dos melhores vídeos que eu já vi! Testes militares secretos não são comuns durante o dia. Por isso, pode ser verdade termos um ovni em nosso espaço aéreo e aeronaves militares tentando interceptá-lo, provavelmente por ter sido rastreado no radar - acredita.

O Ministério da Defesa da Inglaterra não quis comentar o caso. Já a polícia de West Midlands afirmou que não recebeu nenhum relato de objetos voadores não identificados na região. Confira o vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões.

domingo, 4 de abril de 2010

Forte terremoto atinge região noroeste do México



O terremoto da Baixa Califórnia aconteceu às 15h40 locais (19h40 em Brasília) e teve epicentro a 32,3 quilômetros de profundidade e a 18 quilômetros a sudeste da capital do Estado, Mexicali, município fronteiriço com os EUA com 900 mil habitantes, e a cerca de 175 quilômetros a leste-sudeste de Tijuana.

Inicialmente o USGS informou que o terremoto da Baixa Califórnia tinha magnitude de 6,9. Ele foi elevado para 7,2 graus cerca de uma hora depois. O terremoto foi seguido por pelo menos cinco réplicas, com a maior atingindo 5,1 graus.

Segundo o Departamento de Defesa Civil mexicano, o sismo causou danos em alguns edifícios e feridos leves, mas não foi informada nenhuma vítima fatal. "Temos alguns feridos, mas não graves. Não temos informações de pessoas que tenham perdido a vida até o momento", afirmou Alfredo Escobedo, diretor da Defesa Civil, à emissora americana CNN em espanhol.

O terremoto foi sentido por cerca de 40 segundos em Tijuana, fazendo tremer alguns prédios e cortando a energia em partes da cidade. Famílias que celebravam a Páscoa saíram correndo de suas casas, com crianças gritando e chorando. No Hospital Geral de Tijuana, os pacientes foram retirados de seus quartos após o incidente.

Reuters
Paciente do lado de  fora de Hospital Geral de Tijuana depois de ser retirado do local após o  terremoto

Paciente foi retirado de hospital em Tijuana

Além disso, houve dalhas nas linhas de comunicação em Mexicali e em Tijuana, mas os serviços estão começando a voltar ao normal. Em Mexicali, "pelo menos um edifício ruiu e outros edifícios públicos e privados tiveram alguns danos", explicou Escobedo.

No entanto, o funcionário advertiu que o balanço certamente será maior pois, como hoje é domingo, é possível que não tenha sido comprovado o estado de muitos imóveis que abrigam centros de trabalho ou escolas.

O funcionário também informou que o terremoto causou danos em um trecho da estrada que liga Tijuana a Mexicali e, por isso, o trânsito foi interditado. Em Tijuana, "houve alguns danos menores, mas não há ninguém ferido", disse.

Efeitos nos EUA

Nos EUA, o terremoto persistiu por vários segundos e foi sentido no centro de Los Angeles e de San Diego, ambas na Califórnia, causando interrupções temporárias na transmissão de energia, quebrando dutos em algumas áreas e fazendo oscilar alguns arranha-céus, mas sem causar grandes danos. O terremoto também foi sentido em Phoenix, no Arizona (a 300 quilômetros a nordeste do epicentro), e em Las Vegas, Nevada (a 460 quilômetros ao norte).

A porta-voz do Departamento de Água e Energia de Los Angeles, Maryanne Pierson, disse que a maior parte da região sul da Califórnia sentiu o tremor. "Parece que pelo menos 20 milhões de pessoas sentiram o abalo", disse. Segundo o canal de TV KABC, o corpo de bombeiros de Los Angeles respondeu a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.

Na área da Baixa Califórnia houve terremotos de magnitude 3,0 durante toda a semana. "Fazia tempo que não acontecia um terremoto tão forte", disse a sismóloga do USGS Lucy Jones Jones. "A última vez que tivemos um terremoto tão grande na Baixa Califórnia ou na Califórnia foi em 1992, quando houve o Terremoto de Landers, que teve magnitude de 7,3", afirmou à Associated Press.

"Sentimos o abalo por 30 segundos", disse o xerife do Condado de San Diego, Scott Ybarrondo. "Nada caiu das paredes, mas há relatos de que quadros caíram de paredes em outros prédios da região", afirmou à rede de TV americana CNN.

Lustres balançaram e a água transbordou ao redor de piscinas nas áreas nobres de Los Angeles, de acordo com a rede de TV CNN, enquanto posts no Twitter indicaram que o tremor também foi sentido em Phoenix, no Arizona.

O tremor de 7,2 foi seguido por outro de magnitude de 4,1, que estremeceu janelas nove minutos depois em Santa Rosa, na Califórnia, norte de São Francisco. Não há informações sobre danos materiais, e Susan Potter, uma geofísica da USGS, disse à CNN que ele foi um abalo separado do que atingiu o deserto na Baixa Califórnia.

Uma série de terremotos e abalos secundários atingiu a Costa do Pacífico dos EUA e do México neste domingo, incluindo um tremor de 7,2 pontos na escala Richter que pôde ser sentido ao longo do Estado da Baixa Califórnia, no noroeste do México, e no Arizona e sul da Califórnia, informou o Serviço Geofísico dos EUA (USGS, na sigla em inglês).

*Com informações da EFE e Associated Press